Notícias

24/01/2018 10:28

MIT-SP 2018 ABRE INSCRIÇÃO PARA AÇÕES PEDAGÓGICAS

Nesta semana, representantes da Cooperativa de Dança estiveram reunidos com o Diretor do Festival, Antônio Araújo e com a coordenadora do Eixo Reflexivos e Pedagógicos da MITsp, Andreia Duarte, para tratarem sobre parcerias entre o festival e a CPD, sobretudo nos eixos reflexivos. Uma das primeiras ações estabelecidas, foi a compartilhamento de informações entre seus cooperados acerca da programação da edição deste ano.

Neste sentido, abaixo constam informações sobre cursos e outras atividades que compõem a programação da quinta edição da MITsp - Mostra Internacional de Teatro de São Paulo, que será realizada de 01 a 11 de março de 2018.

Ações Pedagógicas
Curadora: Maria Fernanda Vomero

Vozes, ruídos e silêncio
Textos cotidianos em cena – Susanne Kennedy (Alemanha)
Depois da participação na 4ª edição da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo com o espetáculo Por que o Senhor R. Enlouqueceu?, a encenadora alemã Susanne Kennedy volta ao festival para conduzir uma residência artística entre os dias 19 de fevereiro e 4 de março de 2018, cujo mote principal é o trabalho com novas formas de linguagem verbal aliadas à precisão das expressões corporal e vocal. Serão dez artistas brasileiros escolhidos para trabalhar sob a orientação de Susanne, com apoio das performers holandesas Suzan Boogaerdt (atriz de Senhor R.) e Bianca van der Schoot, que conduzirão a preparação física. A residência faz parte da pesquisa artística de Susanne, que vem explorando as possibilidades da escrita não-criativa, conforme definição do poeta e crítico estadunidense Kenneth Goldsmith, no espaço teatral. Deste modo, procura incorporar expressões, diálogos e ruídos cotidianos na cena a fim de ampliar as possibilidades narrativas. A residência ocorrerá de segunda a sábado, das 10h às 15h, sempre no Instituto Goethe de São Paulo. No domingo 4 de março, será apresentado o experimento cênico resultante da experiência. A atividade contará com o acompanhamento de um tradutor. Com seleção.

De 19/2 a 04/3, seg. a sáb., 10h às 15h, com apresentação do experimento cênico no domingo (horário a definir). Onde: Instituto Goethe: R. Lisboa, 974.
Participantes: 10 artistas.
Público-alvo: atores, atrizes, bailarinas, bailarinos e performers.
Inscrição: envio para o e-mail residencia@mitsp.org de
a) Nome completo, idade, cidade em que vive, e-mail e telefone para contato;
b) Breve currículo (em Word ou PDF; máximo 300 palavras)
c) Carta de intenção, de preferência nada burocrática (também em Word ou PDF; máximo 400 palavras)
d) Um vídeo (formatos de celular e câmera fotográfica, que possam ser ouvidos e vistos por programas simples de Mac/PC) ou um áudio (wav, mp3 e formatos compatíveis), de no máximo três minutos, em que o candidato grave a leitura, do modo que quiser, com a entonação e o ritmo desejados, de uma notícia de jornal do dia.
Datas de inscrição: de 6 de janeiro (sáb.) a 31 de janeiro (qua.).
Resultado da seleção: 7 de fevereiro.

Os selecionados terão uma pequena tarefa a fazer – e entregar à curadoria do eixo Ações Pedagógicas – antes do início da residência, entre os dias 7 e 10 de fevereiro.
+ Seleção para um ouvinte-pesquisador

Memórias & História
Meus Documentos – Lola Arias (Argentina)
Explorando o formato cênico da palestra-performance ou da conferência performática, a encenadora argentina Lola Arias vai propor aos dez participantes selecionados uma experiência radical de investigar cenicamente, por meio de diversos materiais, uma história que os inquieta. Os artistas serão convidados a propor e organizar narrativas performáticas em torno de documentos materiais e simbólicos que lhe sejam bastante significativos. É importante ressaltar que, ao iniciar o workshop, os selecionados já devem ter em mente o tema ou o objeto cuja história desejam explorar. Além disso, os participantes do workshop terão oportunidade de apresentar seus experimentos desenvolvidos com Lola em outros momentos ao longo da MITsp. A atividade contará com o acompanhamento de um tradutor. Com seleção.

Dias 01 e 02/3, qui. e sex., 10h às 13h. Onde: Espaço mezanino do SESI – Avenida Paulista, 1313 (confirmar).
Participantes: 10 artistas (sendo dois artistas ligados ao SESI).
Público-alvo: escritores, encenadoras e encenadores, atrizes e atores, artistas visuais, cineastas, músicos e performers.
Inscrição: o candidato deve enviar mensagem para o e-mail inscricoes@mitsp.org com os seguintes dados:
a) Nome completo, idade, cidade em que vive, e-mail e telefone para contato.
b) Breve currículo (em Word ou PDF; máximo 300 palavras).
c) Texto biográfico (também em Word ou PDF; máximo 400 palavras) em que os candidatos relatem com que documento – material ou simbólico – vão querer trabalhar na performance e a justificativa para o desejo de lidar com tal documento.

Datas de inscrição: de 30 de janeiro a 15 de fevereiro.
Resultado da seleção: 23 de fevereiro.

 

Intergêneros
Des–normatividade: possibilidades criativas de expressão – Liv Elf Karlén (Suécia)
No cotidiano e também no teatro, a normatividade acaba ditando modos de ser e de agir socialmente, silenciando singularidades e tornando limitadas as possibilidades expressivas. A dramaturga e encenadora sueca Liv Elf Karlén, autora do livro Mais que isso – Pensamento sobre Atuação Gênero-curiosa, criou um método sobre como percebemos e performamos gênero, sexualidade e raça tanto na vida diária quanto nos palcos. Em seu workshop prático, ela partilhará técnicas que desconstroem não só os usuais estereótipos reproduzidos no teatro como também a atuação normativa e assim estimulará a busca por novas e amplas expressões artísticas. Durante seis dias, os participantes aprenderão novas formas de trabalhar com o movimento, com a construção física e simbólica de personagens e com a relação entre corpo e espaço. O método de Liv usa a masculinidade e a feminilidade como ferramentas criativas para a imaginação e a interpretação dos artistas e não como camisas de força. A atividade – que é gratuita – contará com o acompanhamento de um tradutor. Haverá seleção.

De 26/2 a 03/3, seg. a sáb., 10h às 15h. Onde: Oficina Cultural Oswald de Andrade. Rua Três Rios, 363, Bom Retiro. Metrô Tiradentes.
Participantes: 15 artistas.
Público-alvo: atrizes e atores, bailarinas e bailarinos, encenadoras e encenadoras, performers e ativistas, estudantes e profissionais.
Inscrição: envio para o e-mail oficina@mitsp.org de
a) Nome completo, idade, cidade em que vive, e-mail e telefone para contato.
b) Breve currículo (em Word ou PDF; máximo 300 palavras).
c) Carta de intenção, de preferência nada burocrática (também em Word ou PDF; máximo 400 palavras).
d) Breve texto em que o/a candidato/a responda: Gênero. Raça. Sexualidade. Quem ou o que determinam o que você, de fato, é? (também em Word ou PDF; máximo 300 palavras).

Datas de inscrição: de 17 de janeiro a 10 de fevereiro.
Resultado da seleção: 19 de fevereiro.
+ Seleção para um ouvinte-pesquisador


Intersecções entre poéticas não-verbais – Aby Cohen e Renato Bolelli Rebouças (Brasil)
A provocação inicial aos participantes é que a oficina dialogue com a #MITsp2018 por meio de um registro não-verbal, ou seja, pela elaboração de cenas e cenários-instalação ao longo do processo, com base tanto na orientação de Aby Cohen & Renato Bolelli Rebouças, cenógrafos e curadores da Mostra Nacional Brasileira na Quadrienal de Praga 2019, quanto nas intersecções entre os grupos de participantes de diferentes formações. A atividade visa oferecer uma abordagem metalinguística sobre a amplitude da linguagem teatral, guiando-se simbólica e materialmente pelos rastros produzidos pelo festival (ou seja, espetáculos, outras atividades pedagógicas e mesas de debate) e respondendo a pergunta: como o teatro capta a vida e a realidade? Os seis encontros estão distribuídos ao longo de duas semanas de modo a abarcar o período anterior da mostra e o[ls dias do festival, com previsão para a apresentação das cenas no dia 9 de março. Com seleção.
De 28/2 (qua) a 09/3 (sex), nas seguintes datas e horários:
28 de fevereiro:  10h –17h;  02 de março: 10h –17h; 05 de março:  10h –14h; 06 de março: 10h –17h; 08 de março:  10h –17h; 09 de março: 11h – 14h (apresentação dos experimentos cênicos, seguida de debate).
Onde: Memorial da Resistência
Participantes: 20 artistas.
Público-alvo: profissionais e estudantes das seguintes áreas:
(1) cenografia e arquitetura cênica; (2) figurino e visagismo; (3) som; (4) luz, audiovisual e multimídia; (5) objetos, marionetes e adereços.

Inscrição: o candidato deve enviar mensagem para o email poeticas@mitsp.org com os seguintes dados:
a) Nome completo, idade, cidade em que vive, e-mail e telefone para contato.
b) Breve currículo (em Word ou PDF; máximo 300 palavras). Indicar no campo a qual das áreas descritas acima pertence.
c) Carta de intenção, de preferência nada burocrática (também em Word ou PDF; máximo 400 palavras)
d) Uma imagem (em JPG, GIF ou PNG), acompanhada de um parágrafo escrito (máximo 100 palavras), que sintetize um dos seguintes temas

  1. Rastro e presença: o ser e a cidade.
  2. Memória: recolher e descartar
  3. Imaginação: ente o real e o ficcional


Datas de inscrição:
de 17 de janeiro a 10 de fevereiro.
Resultado da seleção: 19 de fevereiro.
+ Seleção para um ouvinte-pesquisador



Internacionalização de espetáculos – Iva Hovart (Espanha)
Sem conhecimento sobre os caminhos possíveis para chegar aos produtores estrangeiros, muitas companhias brasileiras deixam de levar obras de grande potencial às plateias internacionais. Com experiência à frente de projetos artísticos de repercussão mundial, a artista e produtora croata Iva Horvat, há anos residente em Barcelona, Espanha, e fundadora da Art Republic, uma agência voltada para a gestão das artes, vem à MITsp conduzir um workshop sobre estratégias de divulgação e circulação internacional de espetáculos. Durante cinco dias, Iva orientará os participantes sobre como desenvolver um plano de internacionalização de projetos teatrais, partilhando técnicas para a análise dos possíveis mercados, da participação em diferentes festivais e feiras internacionais e, principalmente, dos pontos de destaque do trabalho artístico em questão. Como apresentar a obra a produtores e programadores estrangeiros de modo estratégico? Como divulgar o próprio trabalho para outro público, que não o nacional? Iva vai propor também exercícios práticos aos participantes para que identifiquem como viabilizar seus projetos no exterior. Com seleção.

De 19 a 23/2, segunda a sexta, das 10h às 14h. Onde: Itaú Cultural. Av. Paulista, 149.
Participantes: 20 profissionais.
Público-alvo: produtores, curadores, diretores de companhias teatrais e artistas-solo. *Apenas um participante por companhia ou instituição.
Inscrição: o candidato deve enviar email para curso@mitsp.org com os seguintes dados:
a) Nome completo, idade, cidade em que vive, e-mail e telefone para contato.
b) Breve currículo do candidato E da companhia/instituição para a qual/em que trabalha (em Word ou PDF; máximo 300 palavras).
c) Carta de intenção, de preferência nada burocrática (também em Word ou PDF; máximo 400 palavras), mencionando quais são suas expectativas em relação ao curso.
d) Breve descrição de um projeto já desenvolvido ou em andamento que lhe interessaria internacionalizar (em Word ou PDF; máximo 400 palavras) e, de modo opcional, uma imagem de divulgação, se houver.

Datas de inscrição: de 17 de janeiro a 10 de fevereiro.
Resultado da seleção: 14 de fevereiro.
+ Seleção para um ouvinte-pesquisador


Seleção para ouvinte-pesquisador
Nesta quinta edição da mostra, o eixo Ações Pedagógicas abrirá a oportunidade para que profissionais de diversas formações possam acompanhar algumas das atividades oferecidas dentro da programação e, como contrapartida, produzir um ensaio crítico-reflexivo sobre a experiência, texto este a ser publicado, integral ou parcialmente, no blog do festival ou em outro meio a decidir. Todas as iniciativas do eixo são gratuitas, porém a maioria delas envolve um número limitado de participantes, selecionados previamente por meio de critérios específicos divulgados pelas redes sociais da MITsp. Os ouvintes-pesquisadores escolhidos precisam ter disponibilidade para todo o período da atividade desejada. Um mesmo profissional pode se candidatar a acompanhar quantas iniciativas quiser, porém pode ser selecionado somente para uma delas. Conforme as oficinas e os workshops forem sendo confirmados, as seleções serão anunciadas com as respectivas datas. Será escolhido apenas um ouvinte-pesquisador para cada atividade. Outros ouvintes não serão permitidos.

Público-alvo: escritores, encenadores, pesquisadores, docentes, jornalistas, interessados em geral.
Inscrição para a seleção: envio para o e-mail inscricoes@mitsp.org de
a) Nome completo, idade, cidade em que vive, e-mail e telefone para contato. No campo "assunto", indique para qual atividade está se candidatando.
b) Breve currículo (em Word ou PDF; máximo 300 palavras).
c) Carta de intenção, de preferência nada burocrática (também em Word ou PDF; máximo 400 palavras).
d) Uma resenha ou um texto ensaístico que revele um pouco de seu modo de pensar e de seu estilo de escrita (mínimo de 600 palavras, máximo de 1300, aproximadamente).


Cooperativa Paulista de Dança
Avenida São João, 324 - 1º andar/Conj. 102
São Paulo - SP - 01036-000
Fone: (11) 3225 9585
Email: coopdanca@coopdanca.com.br
Horário de Atendimento - 2ª a 6ª das 8h às 17h

Faça parte

Junte-se a nós e faça
 parte desse universo mágico!
Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo